Estudantes discutem identidade por meio de autorretratos

Victória Oliveira, de pé, conversa com estudantes da EMPB. Foto: Marcella Torres

No dia 31 de agosto, retornaram as oficinas presenciais do programa de extensão institucional Sujeitos de suas Histórias na Escola Municipal de Paracatu de Baixo (EMPB) com estudantes do 6º ao 9º ano. A atividade de apresentação foi monitorada pela bolsista do projeto Memórias do Trauma e estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Victória Silva e Oliveira. 

A proposta da primeira oficina do período foi uma atividade de apresentação para integrar os estudantes entre si e com o projeto. A atividade contava com três etapas: primeiro, os alunos deveriam tirar fotos de si mesmos no celular e reconhecer algo em si que os agradava; depois, deveriam se apresentar dizendo de onde eram, quantos anos tinham e como se imaginam daqui a 10 anos; e, por último, foi apresentada uma edição impressa do Jornal A Sirene para o conhecimento dos alunos. 

Nesse primeiro encontro, estiveram presentes 11 alunos, sendo quatro de Paracatu, cinco de Mariana com família em Paracatu, uma do Rio de Janeiro e um de Sergipe. A oficina teve duração de uma hora e despertou interesse dos alunos quanto às próximas atividades, principalmente após a apresentação da edição d’A Sirene.

Apesar da timidez inicial de alguns, a atividade correu bem. Todos falaram sobre como se imaginam no futuro: estudando algum curso na UFOP; fazendo Educação Física, Agronomia, Medicina Veterinária; sendo jogador de futebol, confeiteira e rico. Quando questionados sobre o que entendem por identidade, disseram ser algo relacionado a personalidade, gosto musical, roupa, estilo, família e com quando e onde nasceu. 

Para as próximas oficinas, a intenção é continuar trabalhando com identidades; para isso, foi proposto que levem algum assunto de interesse para ser trabalhado como pauta jornalística.

Por Marcella Torres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s