Nas duas últimas semanas de novembro o programa de extensão institucional Sujeitos de suas histórias colocou em prática a oficina sobre vídeos nas redes sociais com os alunos da Escola Municipal Paracatu de Baixo (EMPB).
A ação aconteceu em formato on-line por conta da pandemia, e por essa razão dificuldades como acesso à internet foram enfrentadas. O objetivo da oficina foi fazer com que os e as estudantes produzam vídeos na linguagem da rede social Tiktok para serem apresentados na colação de grau das turmas. Os grupos tiveram liberdade para realizar temas e abordagens, a partir de exemplos apresentados pelas bolsistas.
A professora da EMPB Luciana Drumond foi peça fundamental nesse processo. Os vídeos produzidos pelos estudantes serão exibidos na formatura, marcada para os dias 7 e 10 de dezembro em formato drive-thru; e são formas de demonstrar a importância da escola na vida social de adolescentes.
Ações assim tornam as pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão (Samarco/Vale/BHP Billiton) protagonistas de narrativas: do lugar, do patrimônio, das paisagens, das memórias, das pessoas, do presente e do futuro. Esse pertencimento é muito importante para estes estudantes, principalmente em um cenário de pandemia.
Por Tatiane Análio