“Sujeitos” e A Sirene se unem para nova edição especial

O jornal A Sirene lançou, em 6 de outubro, uma edição especial do mês das crianças, que contou com a colaboração dos estudantes da Escola Municipal de Paracatu de Baixo (EMPB) que participam dos projetos do programa de extensão institucional Sujeitos de suas histórias, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP).

Em encontro remoto, estudantes da EMPB viram, em primeira mão, o resultado das atividades

Os projetos “Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana” e “Memórias do trauma”, desenvolveram oficinas com alunos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo, durante o mês de setembro, para a produção de reportagem para a edição especial do jornal.

A parceria com o jornal produzido pelos atingidos pela Barragem de Fundão (Samarco/ Vale/ BHP Billiton), que se rompeu em novembro de 2015, já havia acontecido também em 2019, mas dessa vez foi realizada de forma totalmente online.

Ao longo de cinco semanas, alunos e alunas do 6º ao 9º ano participaram de atividades que representavam desde uma “reunião de pauta” até a seleção final dos conteúdos.

Além da reportagem intitulada “Rotina, atividade e lazer: o dia a dia dos(as) estudantes de Paracatu de Baixo no ensino emergencial remoto durante a pandemia de COVID-19”, que apresentou relatos dos meninos e meninas sobre como estudam e se divertem durante o período de isolamento, a edição contou ainda com outras produções próprias. 

O número digital completo está disponível no site jornalasirene.com.br, e outros conteúdos também aparecerão ao longo do mês nas redes sociais do veículo. O jornal enfrenta, atualmente, uma escassez de recursos e há alguns meses lançou uma campanha de financiamento coletivo, que pode ser acessada em evoe.cc/jornalasirene. 

Por Victória Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s