
Foi lançada na última quarta-feira, 6 de outubro, a edição 66 do jornal A Sirene. Para marcar o Dia das Crianças, o número foi produzido em parceria com os projetos Memórias do Trauma e Identidades, Afetos, Cotidiano e Memória em Mariana, do programa de extensão institucional da Ufop Sujeitos de suas histórias.
Já no dia 6, a equipe da extensão apresentou o jornal às e aos estudantes, e discutiu o resultado da experiência. A professora de Ciências da EMPB Luciana Drummond destacou o valor histórico desse registro feito pelos jovens e agora materializado no jornal, a partir dos olhares de cada uma e cada um.
A reportagem especial foi toda produzida de modo remoto, a partir das oficinas realizadas semanalmente com crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Paracatu de Baixo (EMPB).
No texto, meninas e meninos relatam sobre a experiência do ensino remoto, sobre as rotinas e afetos que marcam as vidas deles desde março de 2020, quando a pandemia de Covid-19 demandou o isolamento social.
As imagens também foram produzidas por cada um e cada uma em casa, com os equipamentos disponíveis, sob orientação das bolsistas dos projetos, Lavínia Dias Torres e Victória Silva e Oliveira, dos professores coordenadores do programa, André Luís Carvalho e Karina Gomes Barbosa, da Ufop, e da professora Luciana Drummond.
Esta foi a segunda vez que o programa Sujeitos de suas histórias e o jornal A Sirene produzem uma edição especial sobre o Dia das Crianças. Leia mais sobre a edição 42, de outubro de 2019.
Confira a edição 66: