Projeto de extensão lança calendário de mulheres

Você sabia que o mundo é feito por mulheres incríveis? Crescemos em ambientes patriarcais, cercados por pensamentos machistas que escondem ações das mulheres e reafirmam a desigualdade de gênero, mas tivemos ao longo dos anos mulheres que realizaram feitos e descobertas que mudaram a história. Pensando nisso, o programa de extensão institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Sujeitos de suas histórias, por meio do projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias, lança o Calendário para a igualdade de gênero, uma publicação que conta a vida de diversas mulheres que deixaram sua marca.

Nesta quinta-feira, 26 de agosto, divulgamos a primeira versão do e-book, com 18 histórias que mudaram a ciência, os esportes, a matemática, a história, a literatura, a política e as artes. O calendário foi construído coletivamente e conta com a participação de crianças que ilustram as narrativas, segundo suas interpretações, percepções e imaginários de cada uma das mulheres. A produção tem o objetivo de ser material nas salas de aulas, como ferramenta de ensino para a igualdade de gênero, ampliando o conhecimento e o debate na infância, articulando-se aos conteúdos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Também pode ser utilizada pelas famílias em contações de histórias empoderadoras.

A proposta foi trazer para o e-book a vida de cada mulher associada às disciplinas que são ensinadas nas escolas. Assim, na Educação Física temos representatividade no futebol, natação e tênis. Na Ciência, tivemos descobertas que mudaram o rumo da humanidade. A Literatura é repleta de autoras que inspiram. Essas e outras áreas do conhecimento tiveram a participação de mulheres e meninas que muitas vezes foram silenciadas e ficaram no desconhecimento, mas que fizeram e ainda fazem a diferença no mundo. Demos especial atenção às narrativas de mulheres negras e fora do eixo Sul-Sudeste. Uma leitura com muito aprendizado, descobertas e que contribui com uma educação mais igualitária. Ficou curiosa, curioso ou curiose? Vem ler e aprender com a gente.

E tem mais: esse é só o começo, pois o calendário ainda vai crescer. Se você conhece alguma criança que gostaria de participar do projeto, entre em contato conosco.

O PROJETO

Criado em 2016, o projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias busca utilizar a mídia como ferramenta para a educação de gênero na infância, e trabalha com crianças de 4 a 8 anos por meio de atividades lúdicas, educativas e críticas. Durante a pandemia de covid-19, o projeto suspendeu as atividades nas escolas para não impactar nos tempos de exposição às telas dessa faixa etária, seguindo recomendações de especialistas em infância.

A ação é coordenada pela professora do curso de Jornalismo da Ufop Karina Gomes Barbosa. A bolsista Mariana Helena Ferreira e a voluntária Júlia Adriele, estudantes de Jornalismo, completam a equipe. Durante o período de isolamento social, o projeto tem atuado de forma remota, com reuniões digitais, contato virtual com as famílias e acesso restrito a dispositivos e softwares de produção e edição.

Esta publicação foi atualizada para corrigir erros na versão anterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s