Na sequência de oficinas dos projetos do programa de extensão Sujeitos de Suas Histórias com estudantes do 6° ao 9° ano da Escola Municipal de Paracatu de Baixo (EMPB), que culminam na produção de um podcast colaborativo, a turma discutiu técnicas, gêneros e possibilidades jornalísticas, entre eles a entrevista.
A oficina de entrevistas, realizada de forma virtual, como todas as outras desde o começo da pandemia da Covid-19, em função do isolamento social, foi ministrada pelas bolsistas dos projetos. Como muitos podcasts de sucesso nos rankings brasileiros são ancorados em entrevistas, a equipe considerou importante levar mais informações sobre o gênero aos alunos.
No primeiro momento, as meninas e os meninos presentes aprenderam sobre os objetivos, tipos e técnicas das entrevistas, e também assistiram a alguns exemplos, como a entrevista de personalidade e a entrevista coletiva. Depois disso, chegou a hora de praticar. Começando pela professora de Ciências, Luciana Drummond, seguida pelas bolsistas e por alunas, algumas entrevistas foram realizadas. As perguntas variaram desde “Qual sua comida preferida?” até “Qual a importância de mulheres ocupando grandes funções no Jornalismo?”.
Pensar em perguntas e respostas durante essa oficina ajudou a turma a se preparar para as gravações do podcast e ainda a conhecer um pouco mais sobre as ferramentas e princípios do jornalismo, um dos objetivos do projeto Identidade, afetos, cotidiano e memória em Mariana.
Por Victória Oliveira