Pequenos Ouvintes durante a pandemia

Capa do podcast no Spotify

No começo do ano de 2020, o Projeto Pequenos Ouvintes, do qual faço parte, juntamente com os coordenadores e alunos do Programa Sujeitos de suas histórias, fizeram uma reunião e juntos decidimos o que fazer no primeiro semestre do ano. Mas com a pandemia, tivemos que readaptar os planejamentos. Assim como os outros projetos de extensão da UFOP, o Curiá retomou as atividades, e durante os meses de julho a dezembro produziu a Edição sobre a Covid-19 e a 4ª temporada com a temática Corpo Humano.

As diferenças entre produzir um podcast presencialmente e remotamente são muitas. Um dos principais são os acessos aos materiais. Na universidade, temos estúdio de gravação e laboratórios com computadores e programas de edição de áudio. Ao gravarmos os episódios em casa, tivemos que adaptar os aparelhos que já possuímos, usando o celular, por exemplo. Além de programas de edição que não são pagos. Mas essas não foram as maiores dificuldades encontradas. 

Na minha opinião como bolsista, senti o Curiá afastado das crianças de Mariana, justamente porque o projeto tem como objetivo aproximar a rádio às crianças das comunidades da cidade. Nos anos anteriores à pré-pandemia, eu e as voluntárias do Curiá tínhamos a oportunidade de entrevistar e apresentar o Curiá nas escolas, fazendo com que meninos e meninas se sentissem parte da construção dos episódios. Apesar das crianças ainda fazerem parte do podcast, o número de fontes que participavam diminuiu. Por outro lado, o número de ouvintes do Curiá cresceu em outros lugares do Brasil, já que muitas fontes são das cidades de alunas que participam do projeto.

Giovanna Giaretta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s