A pandemia e a extensão à distância

Reunião do programa de extensão com crianças e adolescentes
de Paracatu de Baixo em 2020

Fazer extensão na pandemia foi realmente um grande desafio. No contexto pandêmico, com isolamento social e suspensão das aulas, perdemos um dos principais pilares da extensão universitária: o contato face-a-face. Os encontros físicos se tornaram reuniões por videoconferência, e para continuar levando o proposto pelo programa ao cotidiano dos meninos e meninas atendidos pela ação, tivemos que adaptar todo o material que iríamos trabalhar para o formato remoto.

Depois dessas adaptações e a decisão conjunta da escola e dos projetos de retomar as atividades, as ações do projeto começaram a acontecer em forma de videoconferências com 2 horas de duração pelo Google Meet. Nessa fase, encontramos desafios como o cansaço dos alunos devido ao demasiado tempo de tela – afinal, todas as aulas agora são online -, e a conexão de internet que era instável e oscilava bastante.

Para não sobrecarregar mais os alunos, os projetos Memórias do Trauma e Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana também tomaram a decisão de deixar todas as atividades do projeto para o horário da reunião, evitando que os alunos tivessem que passar mais tempo na tela do computador ou celular realizando as atividades.

Havia dias em que a produtividade dos alunos era menor, e também suas respostas ao que era proposto. Nesse cenário também buscamos modificar a dinâmica das atividades, procurando sempre uma metodologia agradável aos alunos. Esperamos que neste ano de 2021 possamos superar juntos as dificuldades apresentadas pelo ensino remoto e continuar levando o conteúdo das oficinas da melhor forma possível.

Lavínia Dias Torres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s