Diálogos sobre respeito e identidade

O programa Sujeitos de Suas Histórias realizou nessa quarta-feira, 22/10, mais um encontro remoto com a Escola Municipal Paracatu de Baixo. Representando a escola, estavam presentes  a professora Luciana Drummond e a coordenadora pedagógica Cíntia Soares, além dos alunos. E pelo projeto, as bolsistas Lavínia Torres e Victória Oliveira e a professora Márcia Costa, colaboradora do projeto.

A turma conversou também sobre redes sociais

Nesse encontro, as bolsistas, apoiadas pela professora, iniciaram a discussão sobre os dois temas mais votados pelos alunos e pelas alunas para serem os primeiros a serem publicados no Instagram do projeto. A ideia é que através desse espaço, eles e elas possam compartilhar as discussões das oficinas e dinâmicas, além de contarem com suas próprias palavras as experiências vividas. As pautas do dia foram “Respeito” e  “Quem somos?”.

Na oficina expositiva, foram apresentadas abordagens sobre o que é respeito, passando pelas áreas de autocuidado, apoio, diferenças e preconceito. O projeto apresentava essas provocações ao mesmo tempo que convidava os meninos e meninas a se juntarem à discussão e a nos apresentar suas definições e opiniões a respeito dos tópicos. O mesmo aconteceu com o tema “quem somos”, em que as provocações partiam da ideia de identidade, e o que isso significava. Além disso, o diálogo abordava as diferenças que cada um possuía e suas próprias particularidades, assim como as características que os mais definiam. Por fim, a ideia de como as pessoas se mostram em suas redes sociais e o que decidem mostrar ao público também foi debatida. Os alunos nos contaram suas percepções sobre os temas e nos apresentaram suas opiniões sobre identidade.

Por fim, uma tarefa de casa. Depois de todas as discussões sobre os dois temas para os posts no Instagram, os alunos deveriam pensar como gostariam de abordá-los na rede, seja por foto, texto, vídeo, ou da forma que preferirem. Eles devem buscar exemplos e pensar no post consolidado e a ideia é partir desse ponto para iniciarmos a montagem do primeiro post na próxima oficina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s