
Na última semana de setembro, os alunos das escolas municipais Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues entraram na reta final de produção das matérias para o jornal. Durante todo o mês de setembro, foram realizadas oficinas com adolescentes de 11 a 13 anos das respectivas escolas para a edição especial de outubro do jornal A Sirene. As extensionistas do programa Sujeitos de suas histórias atuaram juntamente com os repórteres do jornal, levando oficinas de texto, fotografia e várias atividades para os alunos.
Nas últimas oficinas, o ritmo foi de fechamento. A montagem do jornal foi se orquestrando com o material produzido durante as outras semanas pelos adolescentes, com as pautas, entrevistas, relatos e fotografias. Em Bento Rodrigues, na quinta-feira, dia 26, a equipe levou à escola o material referente às pautas calçadas e pés de fruta. Tudo que foi produzido pelas adolescentes estavam em pequenos trechos contendo as respectivas contribuições de cada uma. A oficina era de montagem das matérias, e as adolescentes montaram o texto que iria ser impresso no jornal.
Além disso, elas escolheram entre as fotos pré-selecionadas as que seriam de melhor agrado para ilustrar as respectivas matérias. Na sexta-feira, as últimas fotos foram escolhidas numa curta oficina referente às pautas profissões e brincadeiras.
De modo semelhante, as atividades realizadas na Escola Municipal de Paracatu de Baixo caminharam para o encerramento das oficinas especiais de produção do jornal. No dia 25/09, os textos referentes às transcrições dos áudios de entrevistas previamente realizada com a turma sobre a pauta “Pé de Árvore” foram levados para a organização e seleção a partir do olhar dos alunos participantes com auxílio da equipe do jornal e do projeto. Após isso, foram feitas fotos de perfil, com o objetivo de serem usadas na pauta “Profissões”.
Por Lavínia Torres