Na segunda-feira, 9 de setembro, após o recesso das férias, o projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias retomou suas atividades na escola Municipal Paracatu de Baixo. Dessa vez, as crianças aprenderam sobre as desigualdades entre homens e mulheres brincando de cabra cega.
A brincadeira foi intermediada pela bolsista Karina Peres, que preparou uma faixa feita com um pedaço de TNT preto para cobrir os olhos dos alunos. As crianças fizeram um círculo, e cada hora uma era chamada ao centro para ser a “cabra cega”.
Como uma maneira de “dificultar”, mas ao mesmo tempo divertir, cada criança dava cinco voltas em torno de si mesma e depois tinha que pegar um colega de turma. Quando a cabra cega finalmente atingia o objetivo ela tinha que, com os olhos tampados, adivinhar quem era o outro colega.
Porém, com um pequeno detalhe, a faixa dos meninos estava presa de uma forma que era possível enxergar melhor, enquanto a das meninas era totalmente escura, o que impedia ou dificultava que elas adivinhassem que era a outra criança.
Todos participaram da brincadeira, no final, a bolsista revelou para as crianças o detalhe da faixa. Ela explicou que muitas vezes em nossa sociedade as mulheres recebem menos oportunidades que os homens e que quando recebem, assim como na brincadeira, são injustas.
Como exemplo foi utilizada a diferença salarial entre os gêneros, pois pesquisas comprovam que mesmo em 2019 , em todas as funções, a maioria dos homens ainda ganham mais que as mulheres mesmo exercendo o mesmo trabalho.
As crianças foram indagadas se elas acham isso justo, prontamente todas responderam que não, e que devemos lutar sempre pela igualdade em nossa sociedade.
Por Karina Peres