Na quarta-feira 26/6, os alunos e as alunas da Escola Municipal de Paracatu de Baixo aprenderam um pouco sobre o universo do cinema. As extensionistas ministraram a oficina “Minuto Lumière”. O nome vem dos irmãos Lumière, que proporcionaram a primeira exibição de um filme na história do cinema, na França. As captações eram feitas em um cinematógrafo e possuíam a duração de aproximadamente 50 segundos.
Na primeira etapa da oficina a turma foi dividida em três duplas e um integrante de cada dupla deveria se voluntariar a fechar os olhos enquanto o outro integrante o guiava pela escola. A intenção era que os alunos e alunas guiados, ainda sem câmeras, observassem, durante os 50 segundos, todas as mudanças que ocorriam no plano em que o colega o levou. Em seguida, produziram quatro desenhos para representar os movimentos que aconteceram durante esse tempo.
Logo depois, já com as câmeras em mãos, cada aluno produziu o seu “Minuto Lumière”. O propósito da atividade era que eles partissem de três fundamentos básicos da oficina: a escolha, os alunos e alunas deveriam pensar, inicialmente, no plano ideal para a captação; a disposição, com o plano já definido, a turma deveria aplicar todos os ensinamentos de enquadramento, ângulos, luz e captação que já foram apresentados; e, por fim, o ataque, a captação das fotos em disparo contínuo do plano escolhido.
Por fim, as oficineiras apresentaram a cada aluno e aluna a sua produção e mostraram o movimento captado, o que poderia ter ajudado na escolha do plano e novas possibilidades para a atividade.
Júlia Militão