
Na quarta-feira 5/6, o projeto Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana realizou uma oficina sobre perfis jornalísticos. A atividade aconteceu na Escola Municipal de Paracatu de Baixo e contou com seis alunos e alunas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Com o intuito de ensinar um pouco da prática textual jornalística para os estudantes, as bolsistas Júlia Militão e Victória Silva discutiram com a turma o tema proposto: o que é um perfil e como escrevê-lo? Logo depois, a turma produziu um “mini perfil” sobre uma pessoa que admiravam. A maioria escolheu falar de alguém da família.
Para a segunda dinâmica, a turma assistiu ao vídeo Draw my life, do canal Kim RosaCuca. A partir dele, os estudantes deveriam produzir um autoperfil narrado, com as principais características de cada um. Foi também uma oportunidade de aprenderem a manusear o gravador. Para a preparação dessa atividade, eles puderam desenhar e escrever.
A turma foi dividida em duas equipes e, enquanto uma parte ficou na sala para gravar seus perfis, a outra equipe foi para o pátio tirar fotos que representassem o que gostariam de falar sobre si mesmos.
Ao final das atividades, as extensionistas pediram que os estudantes realizassem uma atividade em casa durante a semana, para ser apresentada e discutida no encontro seguinte.
Texto: Júlia Militão