
Com foco no ensino da produção, da linguagem e das técnicas para o rádio, o Projeto Pequenos Ouvintes realizou uma oficina de radiojornalismo para alunos e alunas da Escola Municipal Padre Carmélio, em Ouro Preto (MG), na quinta-feira 2 de maio.
Cerca de doze crianças participaram do encontro, que contou com um bate-papo sobre a importância do radiojornalismo, uma rodada de exercícios de entrevista e muitas brincadeiras sobre conhecimentos da natureza.
Além das atividades, as crianças conheceram e ouviram trechos do Curiá, programa de radiojornalismo desenvolvido pelo projeto. A ideia é que os alunos e alunas da Escola Padre Carmélio façam parte do segundo Programa de Férias do Curiá, que será produzido em breve, a partir das entrevistas realizadas pelas próprias crianças durante a oficina. Confira o primeiro Programa de Férias aqui!
Segundo Luana Maciel, uma das bolsistas do Pequenos Ouvintes, a oficina foi essencial para “aproximar o projeto da comunidade, visto que as crianças participaram o tempo todo das atividades e gostaram da ideia que o Curiá busca de inserir as crianças na cultura do rádio, com assuntos voltados para o público infantil.”
A oficina fez parte da programação da III Semana da Leitura de Ouro Preto, que objetiva valorizar, incentivar e democratizar o acesso à leitura e à educação. Neste ano, o evento teve como tema “Leitura, Conectividade e Sustentabilidade” e o escritor e artista plástico local Vandico como homenageado.
O Pequenos Ouvintes é coordenado pela técnica-administrativa em educação Luana Viana e integra o programa de extensão Sujeitos de suas histórias, vinculado ao Departamento de Jornalismo da Ufop.
Texto e fotos: Lethícia Bueno