No encontro do dia 19 de setembro de 2018, as crianças que participam do projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias tiveram uma manhã lúdica e de aprendizado. Nesse dia foi exibida a animação do livro Menina bonita do laço de fita, da autora Ana Maria Machado. A história é sobre um coelhinho branco que era fascinado pela sua vizinha e queria ter uma filha linda e pretinha como ela. No final o coelho descobre que tudo é uma questão de genética.
O objetivo foi mostrar a diversidade das raças, trabalhar o preconceito que é natural na infância, o respeito e o valor das características de cada um, além de aumentar a autoestima de meninos e meninas.
As bolsistas discutiram com as crianças sobre a história, elencando algumas frases para instigar o debate. Os alunos gostaram da trama, tanto que ficaram bastante empolgados e participativos e fizeram colocações interessantes sobre o assunto, como as diferenças dos tons de pele entre seus familiares, dos cabelos e das características físicas.
Após o debate as crianças coloriram um coelhinho e enfeitaram um desenho da menina bonita do laço de fita. E, para ficar mais lúdico, a boneca ganhou cabelos de lã e um de laço de fita vermelha.
Georgyanne Sena