
Com o objetivo de investigar quais são as áreas de lazer existentes nos bairros de Mariana e suas atuais condições de uso, o Observatório da Cidade chegou aos bairros Vila Maquiné e Barro Preto. O projeto também está apurando como acontece o processo de apropriação destes espaços por crianças e jovens do município. Os integrantes do Observatório realizam visitas aos bairros a fim de obter dados e informações para além das disponibilizadas pelas fontes oficiais.
Localizado na região central, o Barro Preto possui uma praça e uma quadra (esta última seria de propriedade particular). A praça Geraldo Magela Gonçalves, hoje com condições limitadas para lazer das crianças, encontra-se em estado precário de conservação, com brinquedos quebrados. Ela foi inaugurada em 2007 e abriga em seu entorno a Associação de Bairro. Os moradores usam o espaço para praticar bordado e costura.
No bairro Vila Maquiné, a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania abriga o Centro de Referência da Infância e Adolescência (Cria). O espaço é utilizado por crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Mariana e seus distritos e, por meio de atividades socioeducativas e culturais, atende esses jovens. Segundo o professor de muay thai Lambari, como é conhecido, atualmente recebem 68 meninos e meninas.
A Vila Maquiné também tem uma pista de caminhada bastante frequentada pelos moradores de Mariana.
Thaynara Carolino