O programa de extensão Sujeito de Suas Histórias, vinculado ao curso de Jornalismo da Ufop, segue realizando ações que visam dar protagonismo para a comunidade da região.
E no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana o programa estará presente com dois de seus bolsistas ministrando oficina de fotografia no distrito de Piedade, em Ouro Preto.
A oficina A comunidade como eu a enxergo será destinada aos moradores de Piedade, a partir dos 13 anos de idade. Os oficineiros levarão técnicas de fotografia que poderão ser aplicadas com as câmeras dos celulares dos participantes.
A ideia da oficina é oferecer instrumentos para que a própria comunidade possa registrar as peculiaridades do local, com um olhar interno, de pertencimento, e reunir as imagens capturadas em um agregador, como Instagram ou Flickr, que continuaria sendo alimentado pelos moradores.
Numa cidade com grande movimentação turística como é Ouro Preto, dar a oportunidade de produção de material que privilegie a visão da comunidade em detrimento da externa é de suma importância, para que a população local tenha protagonismo no processo comunicativo e consiga retratar, nas imagens, peculiaridades, memórias e histórias mais profundas dos convívios e do cotidiano.
Serviço:
Local: Centro Cultural Bairro Piedade
Dia: 18/7
Horário: 13h
Duração: 3 horas
Público-alvo: a partir de 13 anos
Vagas: 15
Inscrições gratuitas no site: https://www.sympla.com.br/oficinas__308272