Apontada como uma das demandas principais da região da Vila do Sapo, a falta de iluminação na área preocupa moradores. O transtorno é enfrentado há alguns anos, pois desde que as lâmpadas queimaram não houve nenhuma manutenção dos postes da região.
O reparo desses postes é dificultado devido ao crescimento do mato na área, que é responsabilidade da Prefeitura. O matagal preocupa moradores, não só por dificultar a resolução do problema com a luz, mas porque também gera insegurança em relação ao aumento do número de insetos e animais no local.
Além disso, outro problema grave apontado por Henrique Magalhães, estudante de arquitetura da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), é o fato de o esgoto, não só do bairro mas também de toda a cidade, ser lançado diretamente no rio que fica próximo à região da Vila do Sapo.
Também é mencionada a questão da falta d’água no bairro, que é um dos maiores problemas estruturais da cidade de Mariana. “Dependendo da época, também falta água na Colina de cima. A Colina de baixo é mais difícil de faltar água, mas é a mesma caixa d’água”, afirma Henrique.
Júlia Militão