
Os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto Fanny Souza, Felipe Cunha e Larissa Venâncio realizaram no dia 6 de setembro de 2017, na Escola Municipal de Bento Rodrigues, em Mariana, a segunda oficina, que contou com atividades de produção textual, para reconstituir o passado dos alunos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.
A atividade contou com o suporte e orientação dos bolsistas do projeto de extensão Memórias do Trauma para compor a narrativa do documentário : “Do passado ao presente! Futuro?” que será exibido no dia 5 de novembro, após dois anos do evento traumático. O filme será produzido sob orientação dos atuantes do projeto.
Os alunos da EMBR produziram um texto sobre o momento do rompimento da Barragem do Fundão, contendo informações e sentimentos que estão fortemente marcados em suas memórias.
O intuito da oficina foi, além de explicar as características de um documentário, usar os textos produzidos para compor o off do produto, que será narrado por uma das alunas de Bento no laboratório de rádio da UFOP.
Por Felipe Cunha