Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto realizaram na quarta-feira, 30/8, a primeira oficina do projeto de extensão Identidades, afetos, cotidiano e memórias em Mariana, do programa de extensão Sujeitos de Suas Histórias. O exercício de “primeiridade” foi realizado com as turmas do 6º e 8º ano da Escola Municipal Bento Rodrigues, na cidade de Mariana. O projeto que foi iniciado em agosto e se encerrará em dezembro. Até lá, as oficinas ocorrerão semanalmente.
O objetivo principal do projeto é construir narrativas baseadas no afeto e nas memórias de ex moradores da comunidade de Bento Rodrigues, atingidos pela tragédia da Samarco/Vale/BHP Billiton. São eles os protagonistas absolutos, que além de ganharem voz e visibilidade, são instruídos para que façam suas próprias produções jornalísticas.
A primeira oficina do grupo foi a partir de matérias jornalísticas com temas sobre Bento Rodrigues que circularam em veículos midiáticos. A atividade foi realizada na escola que recebeu o nome da comunidade, onde estuda a maior parte das crianças atingidas. Duas reportagens foram exibidas aos alunos participantes, do 6º e 8º ano, que deveriam passar para o papel o principal sentimento que vinha a eles ao assistirem a cada uma.
O primeiro vídeo foi sobre o rompimento da barragem e o segundo sobre a pimenta biquinho, cultivada na comunidade até então. As principais palavras que surgiram foram “tristeza” e “saudade”; escritas em pedaços de cartolinas coloridas, foram coladas umas nas outras e expostas, uma parte na biblioteca e outra em uma sala de aula da escola. O trabalho terá continuação na segunda oficina, a qual terá o seu desenvolvimento baseado nos sentimentos transcritos pelos alunos nesta primeira atividade.